quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Porque implantar Manutenção Preventiva?



Podemos dizer que o Gestor de Manutenção ou Gestor que tenha funções relativas, com certeza tem inúmeras tarefas para executar, e normalmente todas ao mesmo tempo.

Reuniões com a Diretoria/Vice Presidente, para apresentar motivos dos altos gastos com os equipamentos e justificativas de máquinas/equipamentos parados atrasando a programação da produção num contexto em geral.
Independente de qual seja o segmento da empresa, toda empresa necessita efetuar manutenções preventivas em seus equipamentos,em grandes indústrias não é diferente, pois a elaboração de planos de preventiva requer muito tempo dos envolvidos, pois deve fazer o levantamento do histórico do equipamento, histórico de problemas, substituição peças danificadas, sistema de trabalho, quantidade horas, temperatura, umidade do ar, entre outros muitos fatores que influenciam nos equipamentos.

O Plano de Manutenção Preventiva tem como objetivo efetuar reparos importantes nos equipamentos para garantir não ocorrer defeitos, tentando eliminar maior parte dos possíveis problemas futuros até a próxima data de manutenção. Claro que ao efetuar uma preventiva, podem ocorrer problemas onde se atuou, mas a probabilidade é muito pequena, pois nessas intervenções são substituídas peças para garantir o bom funcionamento do equipamento.

A criação de um plano de preventiva deve ser respeitada por todos os setores envolvidos, pois a manutenção programa sua equipe para atuar dentro do prazo já considerando que possam ocorrer alguns imprevistos e em contra partida o setor produtivo não pode atrasar a liberação da maquina para iniciar os trabalhos de manutenção, pois afetado horário inicial do cronograma elaborado, pode afetar todo o conjunto e prejudicar a finalização dos serviços programados.

Muitos veem manutenção preventiva como um gasto desnecessário, pois na lógica se substitui peças que ainda não quebram, ou que fizeram a parada repentina do equipamento. Isto é um grande engano, pois se a empresa não estiver preparada para todas as ocasiões, a compra de peças de reposição pode demorar muito, podendo demorar meses para chegada de novas peças.

Então se vê que a elaboração de um plano de manutenção preventiva reduz o tempo de máquina parada indesejada, pois se programando para efetuar uma preventiva, o setor produtivo também se programa com o PCP para alterar a programação ou desviar o produto para outro equipamento.

A elaboração de um bom plano de preventiva deve conter sempre um Check-List a ser seguido e conferido para entre as áreas interessada, confirmando e deixando registrado todas as atividades executadas e comprovando a aceitação do equipamento pelo setor produtivo. 

Pode-se dizer que os custos com máquinas paradas, peças sobressalente, hora trabalhada, hora extra entre outros, se tornaram de tal forma mais controláveis, melhorando o Budget da manutenção, podendo então fazer relocamento de verbas para outros projetos de maior necessidade.

Veja mais:
http://www.precisaoind.com/saiba-mais/porque-implantar-manutencao-preventiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário